“Para Que Preciso De Pés, Quando Tenho Asas Para Voar?”

Acreditamos que não se está mais na era da simples transmissão de saberes que perduram por toda a vida, não se pode confiar mais que a criança absorve, de forma natural, intuitiva e perene, os valores que nortearam a vida dos seus antepassados ou que são predominantes na civilização a que pertencem. Pensamos ser fundamental adotar uma pedagogia progressiva que sedimente esses valores (o respeito pelos outros em todas as suas dimensões, com o que isso implica de vivência democrática e de tolerância), como marca indelével, na personalidade de cada indivíduo e, por outro lado, que propicie uma “literacia” abrangente e multidisciplinar habilitadora de uma preparação para responder aos diversos e sempre diferentes desafios que a vida, cada vez mais turbulenta e imprevisível, vai colocar. Criar curiosidade, desassombro e liberdade constitui o tripé axiomático que norteia e objetiva a formação educativa pré-escolar e, forçosamente, molda a missão do Educador.

“Eu aprendo!”

Baseamo-nos na metodologia de trabalho de projeto e nos modelos High-Scope e MEM (Movimento Escola Moderna) como alicerces da nossa prática pedagógica diária, por considerarmos que conferem vivências e aprendizagens significativas, traduzidas pelas relações de cooperação constantes entre pares e adultos, que permitam formar indivíduos livres, autónomos e solidários.
As salas dos 3, 4 e 5 anos contam com uma planificação específica, elaborada por uma equipa pedagógica especializada, tendo em conta os interesses e especificidades individuais de cada criança. O trabalho pedagógico desenvolvido no Jardim de Infância orienta-se pelas áreas de conteúdo presentes no documento basilar da educação pré-escolar (OCEPE). A par do trabalho desenvolvido pela docente de sala, o Jardim de Infância conta com a colaboração das docentes de inglês, psicomotricidade e música (MagicPlay®).