Admissão e Condições de Frequência

Admissão

Anualmente, é desenvolvido um processo de seleção e de admissão de alunos, que integrará parte ou a totalidade das etapas a seguir referidas, dependendo do ano de escolaridade a que o aluno se candidata e das vagas disponíveis:
•     preenchimento de uma ficha de pré-inscrição; (Pode efetivar a pré inscrição no site, em «pré-inscrições», sendo depois contactado)
•    realização de entrevista com os pais e encarregados de educação e, também, em determinados níveis de escolaridade, com os alunos candidatos. Estas permitem conhecer o aluno e sua família e dar a conhecer o nosso projeto;
•    mostra das instalações.
Com base na informação recolhida nas fases anteriores e nos critérios de admissão, será feita a seleção definitiva. O processo é concluído com a inscrição dos alunos a quem foi atribuído vaga para frequentar o Externato.

Para o processo anual de admissão de Alunos, serão tidos em conta os seguintes aspetos:
•    Número de vagas;
•    Existência de laços de parentesco com Alunos que frequentam o Externato;
•    Percurso escolar do candidato;
•    Ordem de inscrição.
•    Características pessoais do candidato;
Ao selecionar os candidatos, os itens anteriormente referidos serão avaliados no seu conjunto, não prevalecendo necessariamente uns sobre os outros, de acordo com a ordem enunciada.
Em caso algum, serão motivos de exclusão aspetos relacionados com a raça, religião, posição social e opções políticas dos candidatos ou seus familiares.

Condições de Frequência

A frequência do Externato implica para os Pais/ Encarregados de Educação dos Alunos o pagamento atempado das propinas anualmente definidas.
O pagamento da frequência, correspondente a dez mensalidades, é feito até ao dia 10 de cada mês.
No caso dos Pais que tenham vários filhos a estudar no Externato, a mensalidade terá desconto de 10% no filho mais novo.
Também os familiares (filhos e netos) dos colaboradores do Centro de Caridade terão desconto de 10% na mensalidade.
Os serviços facultativos de prolongamento e atividades de enriquecimento curricular e desportivas assim como o almoço são, também pagos mensalmente, na Tesouraria Escolar.
Todos os pagamentos realizados fora do prazo estabelecido serão agravados em 10.00 €.
Não haverá qualquer redução nas prestações pela não frequência das aulas ou pelo não uso dos serviços, qualquer que seja o motivo apresentado.
No valor de inscrição para cada ano letivo, está incluído o pagamento do seguro escolar. Este seguro de acidentes pessoais tem, naturalmente, limites de cobertura. O Externato não se responsabiliza por qualquer dano, resultante de acidente, que ultrapasse os montantes cobertos por este seguro.

O Externato celebra com o Ministério da Educação um contrato simples (2º e 3º ciclos de escolaridade), que tem como objetivo a atribuição de apoio financeiro destinado a apoiar as famílias, por meio da atribuição de um subsídio, desde que se reúnam as condições regulamentadas. Para mais informações, consultar «Comparticipações».