Quem somos

  • Quem somos

O Externato Nª Srª do Perpétuo Socorro é propriedade do Centro de Caridade Nª Srª do Perpétuo Socorro, Instituição Particular de Solidariedade Social e Utilidade Pública, que dá provas de inovação e qualidade pedagógica há mais de 50 anos.

O Externato é um estabelecimento de educação e ensino de natureza privada, que integra várias valências educativas, que garantem a crianças e jovens as aprendizagens definidas nas orientações curriculares da educação pré-escolar, no currículo do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e no currículo do ensino profissional.

O Externato iniciou a sua ação em 1970, e, desde então, tem estado na vanguarda na educação. Reclama-se, como tal,

de uma vasta experiência, que lhe permite práticas educativas inovadoras, que vão ao encontro das necessidades de uma sociedade em constante mutação.

  • Visão

Fiel à visão cristã e ao carisma redentorista, o Externato Perpétuo Socorro oferece uma formação académica sólida, balizada pelos padrões de qualidade e pelos dispositivos de monitorização do Ministério da Educação estabelecidos para todas as escolas portuguesas, desenvolve uma formação que promove as diferentes dimensões da personalidade de cada criança ou jovem e o sentido de justiça.

Reconhece o papel nuclear da família e dos pais como primeiros responsáveis na educação dos seus filhos e promove o seu envolvimento no desenvolvimento do seu percurso escolar.

No desenvolvimento do seu Projeto Educativo dá especial realce aos valores do respeito pela individualidade e pela diferença, da solidariedade e da justiça e rege-se pelos princípios da abertura e da exigência, do trabalho individual e da cooperação, da autonomia e da responsabilização.

  • Missão

A educação do ser humano é um longo percurso, que decorre em ambientes educativos como a família, a escola e a comunidade. A educação do Externato reivindica-se de uma pedagogia de proximidade como base para uma orientação educativa, que aponta o caminho da autossuperação nas dimensões cognitiva, emocional, social e espiritual, de modo a garantir o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade de cada criança ou jovem.

Sendo orientadora e construtora de conhecimento, a equipa educativa do Externato pretende levar à compreensão da diversidade e globalização do mundo atual, exercendo a sua ação educativa “de mãos dadas” com as famílias e a sociedade, acolhendo cada criança ou jovem tal como é para, igualmente “de mãos dadas”, o(a) ajudar a fazer o seu caminho de contínuo aperfeiçoamento e a tornar-se uma pessoa boa e um cidadão capaz de julgar com espírito crítico e criativo, empenhando-se no desenvolvimento progressivo da sociedade.