História

Historial

Esta Obra, o Centro de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi oficialmente fundada no dia 26 de Janeiro de 1958. Cresceu vertiginosamente, tendo prestado apoio a áreas tão diversas e fundamentais como a saúde e a educação.

A Obra compreende actualmente: Jardim de Infância, Externato – Ensino Básico, Escola Profissional, Centro de Dia, Sector Médico e de Enfermagem.
O Centro de Caridade N.ª Sr.ª do Perpétuo Socorro foi criado em 26 de Janeiro de 1958, por iniciativa da Arquiconfraria da N.ª Sr.ª de Perpétuo Socorro, presidida pelo  Padre Marinho Apezteguia Cia , Redentorista.

Na sede inicial, situada na Travessa de S. Marcos, no Porto, foram postos a funcionar e à disposição dos menos favorecidos um consultório médico, uma farmácia e um curso de dactilografia, em regime de total gratuitidade.
Como a Obra cresceu vertiginosamente e a sede inicial da Travessa de S. Marcos já não conseguia atender todos os necessitados, houve necessidade de mudar para a Rua D. João IV, onde foi aumentado o sector social, médico e cultural. Também aqui as instalações se tornaram reduzidas, levando os dirigentes da Obra a pensarem, novamente, noutra sede, na Rua de Costa Cabral. Deu-se esta mudança no dia 26 de Janeiro de 1962.

À medida que o Centro de Caridade se desenvolvia, os donativos dos benfeitores já não eram suficientes e tornava-se necessário dotá-lo de alguns rendimentos mensais constantes, construindo-se, deste modo, uma garagem e um cinema. Assim, inaugurava-se a garagem, a 7 de Fevereiro de1966, e a sala do Cinema Estúdio, a 26 de Maio do mesmo ano.

Estas novas instalações foram sendo modificadas conforme as necessidades surgidas.

A 23 de Maio de 1970, construíram-se novas instalações, nascendo um moderno prédio de seis andares, que passou a albergar os Serviços Directivos, Administrativos e Educativos. Destes serviços, fazia parte um Externato, destinado a cerca de 400 alunos de ambos os sexos do 5º ao 9º ano de escolaridade, bem como uma Escola do 1º ciclo e A.T.L.. Na parte cultural, funcionava, ainda, uma escola de Auxiliares de Educação. Todos estes serviços existiam em regime de total gratuitidade.

A Escola Profissional Nª Senhora do Perpétuo Socorro (EPPS) iniciou os cursos profissionais no ano de 1999.

Contudo reclama-se de uma vasta experiência de formação, desenvolvida desde 1984 pelo Externato do mesmo nome – Escolas Profissionalizantes –  em cursos sempre com carácter profissional.

A Escola Profissional Nª Sª Perpétuo Socorro é propriedade do Centro de Caridade Nª Sª do Perpétuo Socorro, Instituição de Utilidade Pública Administrativa, que desenvolve a sua acção de apoio, nas áreas:

– educação ( Jardim de Infância, escola de 1º ciclo, Externato- 2º e 3º ciclo, Escola Profissional) ;

– saúde ( Centro médico e distribuição de medicamentos);

– 3ª idade ( Centro de dia).

A Escola Profissional é pois um estabelecimento de ensino de natureza privada e desenvolve as suas actividades culturais, científicas, tecnológicas e pedagógicas de forma autónoma e sem outras limitações, para além das decorrentes da legislação em vigor, tal como consta dos seus Estatutos.

A Escola Profissional é financiada ao abrigo da medida 1.2 do POPH.

O Projecto Educativo, no âmbito da Organização Pedagógica da Escola, procura constituir-se não só como um referencial de actuação, mas como um trave mestra a partir da qual seja possível construir uma escola onde se realize uma efectiva aprendizagem, onde os alunos possam obter um verdadeiro sucesso e onde se possam sentir verdadeiramente motivados. A sua construção, implica a realização de uma multipicidade de actividades, que procuram sempre incidirá a consciencialização dos alunos para a construção do seu currículo, através da participação em actividades extra-curriculares organizadas para o efeito. É importante que os alunos sejam capazes de criar hábitos de empreendorismo e de dinamismo relativamente à construção do seu

Estabelecimentos de ensino, desde o ensido pré-escolar à formação profissional.

O ensino pode ser feito no público, ou em colégios privados, algumas escolas oferecem serviços de transporte próprio e actividades extra-curriculares ou serviços de ATL (inglês, ginástica, música), refeitório, berçário, creche, jardim de infância, entre outros.futuro profissional